sexta-feira, 22 de abril de 2011

Dicas redação

Dicas de português

Redação da Unicamp não tem receita miraculosa e exige reflexão


DÍLSON CATARINO *
especial para o Fovest Online

A época de apenas memorizar informações fragmentadas durante o ensino fundamental e o ensino médio findou-se. A ordem agora é o aluno tornar-se capaz de organizar as idéias, de estabelecer relações, de interpretar dados e fatos e de elaborar hipóteses explicativas para conjuntos de dados relativos a quaisquer áreas de conhecimento. Sem isso, não há condições de enfrentar vestibular moderno algum, principalmente em se tratando da prova de redação da Unicamp.

A Unicamp apresenta sempre três propostas de redação aos alunos:

1) um texto dissertativo
2) um texto narrativo
3) uma carta argumentativa

A escolha é sempre do aluno, que deve ler atentamente todas as propostas e escolher aquela que mais lhe agradar ou com a qual mais se identifica. Apenas uma proposta deve ser escolhida, e o tipo de texto deve ser o indicado por ela, ou seja, não se pode escolher o texto dissertativo, utilizando o tema dado para a narração.

Redação boa não é aquela em que o aluno apenas escreveu sobre determinado tema, nem aquela em que ele mostrou conhecimento da modalidade culta da língua. Redação boa é aquela cujo autor demonstra vasta cultura geral, prova por meio de raciocínio concludente que sabe argumentar com coerência e apresenta deduções que denotam a verdade de sua conclusão por se apoiar em premissas admitidas como verdadeiras. Isso se adquire por meio de leitura metódica incessante, e não por intermédio de receitas miraculosas de "como elaborar uma redação em sete lições". Somente com a leitura o aluno conseguirá elaborar argumentos fundamentados em relações lógicas e pertinentes ao tema elaborado pelo vestibular.

Escrever um texto dissertativo não é somente apresentar a análise de um fato ou de uma situação impessoalmente, tampouco contentar-se com simplesmente discutir aspectos favoráveis e desfavoráveis da questão.

O que se espera do aluno na redação da Unicamp é que tenha competência para o seguinte:

O aluno deve elaborar um texto adequado ao tema proposto pelo vestibular, ou seja, na dissertação, há de se argumentar com coerência, discutir os pontos de vista com convicção e tirar conclusões claras; na narração, há de se elaborar enredo, personagens, espaço e tempo, foco narrativo, etc.

O aluno deve demonstrar capacidade de utilizar os elementos apresentados no tema: não se deve copiar trechos da coletânea nem desprezá-la totalmente. Os textos devem ser lidos, analisados e interpretados; após isso devem-se extrair dos textos (sem copiar) as informações e os argumentos que contribuem para o desenvolvimento da redação.

A redação deve apresentar-se coesa, ou seja, os termos das orações, as orações e os períodos devem relacionar-se adequadamente, com uso apropriado dos pronomes conjunções.

Dicas

Dez dicas rápidas para fazer uma boa redação na Unicamp:

1) Na dissertação, não escreva períodos muito longos nem muitos curtos.

2) Na dissertação, não use expressões como "eu acho", "eu penso" ou "quem sabe", que mostram dúvidas em seus argumentos.

3) Uma redação "brilhante" mas que fuja totalmente ao tema proposto será anulada.

4) É importante que, em uma dissertação, sejam apresentados e discutidos fatos, dados e pontos de vista acerca da questão proposta.

5) A postura mais adequada para se dissertar é escrever impessoalmente, ou seja, deve-se evitar a utilização da primeira pessoa do singular.

6) Na narração, uma boa caracterização de personagens não pode levar em consideração apenas aspectos físicos. Elas têm de ser pensadas como representações de pessoas, e por isso sua caracterização é bem mais complexa, devendo levar em conta também aspectos psicológicos de tipos humanos.

7) O texto dissertativo é dirigido a um interlocutor genérico, universal; a carta argumentativa pressupõe um interlocutor específico para quem a argumentação deverá estar orientada.

8) O que se solicita dos alunos é muito mais uma reflexão sobre um determinado tema, apresentada sob forma escrita, do que uma simples redação vista como um episódio circunstancial de escrita.

9) A letra de forma deve ser evitada, pois dificulta a distinção entre maiúsculas e minúsculas. Uma boa grafia e limpeza são fundamentais.

10) Na narração, há a necessidade de caracterizar e desenvolver os seguintes elementos: narrador, personagem, enredo, cenário e tempo.

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